Projeto Pedagógico

A ARTE CRIANÇA tem como proposta pedagógica o construtivismo sócio-interacionista, que busca através de desafios, estímulos, jogos e brincadeiras, proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de construir seu próprio aprendizado através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro, pois desta forma as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade. A avaliação do desenvolvimento da criança é feito através da observação contínua e se faz mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento.

A crença e a prática pedagógicas da Arte criança são essencialmente baseadas nos princípios epistemológicos formulados originalmente por Jean Piaget, Vigotsky, Wallon, Freinet, Emília Ferreiro dentre outros, que contribuíram para a elaboração da proposta construtivista de caráter sócio-interacionista que abraçamos.